O CENTRO SOCIAL

Um Pouco de História

O Centro Social Conjunto Paulo VI foi fundado no ano de 1991, a partir da organização de líderes comunitários que precisavam de um espaço seguro para receber crianças durante o horário de trabalho das mães. Isso, pois, na maioria dos casos, as mulheres eram as únicas mantenedoras do lar.

A princípio, a Instituição tinha a intenção de oferecer o atendimento de creche e pré-escola. Contudo, à medida que as crianças iam crescendo, o problema inicial voltava, e as mães, novamente, não tinham um lugar para deixar seus filhos quando estes se formassem na educação infantil. Nesta mesma época, ainda não existiam programas do governo de tempo Integral nas escolas da rede pública.

Foi então que surgiu o programa de Socialização, que recebia as crianças e os adolescentes no contra-turno escolar.

Atualmente, além do público mencionado, o atendimento se estendeu para jovens e famílias da comunidade por meio de programas, projetos e oficinas, que contribuem para a formação pessoal e cidadã.

A Instituição está localizada no Conjunto Paulo VI, um bairro que possui cerca de 7.639 habitantes. Contudo, os programas e as atividades realizadas se estendem para outros bairros adjacentes, a saber: Paulo VI, Ribeiro de Abreu, Monte Claros e a região da Beira Linha até o limite do bairro Belmonte. Esses fazem parte da Regional Nordeste de Belo Horizonte e tem, dentre várias características, moradores com marcas de negação social e pessoal, alto índice de adolescentes e jovens sendo aliciados ao uso e ao tráfico de drogas, gravidez precoce, mas, também, pessoas dispostas a lutarem por uma vida e uma comunidade menos injusta, e com mais oportunidades.



Missão

Promover espaço para a formação e o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, de maneira a contribuir para com o convívio humanizado, a partir de uma relação de respeito, e diálogo.



Visão

Ser referência na região Nordeste de Belo Horizonte como uma Instituição que apoia o desenvolvimento das comunidades dentro das limítrofes de atuação.



Objetivos

- Respeitar o ser humano para que estes se sintam valorizados;
- Trabalhar com transparência e ética para que a instituição tenha credibilidade com o público interno e externo;
- Planejar com compromisso etapas como auxílio ao desenvolvimento educacional, pedagógico, cultural e social das crianças e dos adolescentes;
- Valorizar ações de protagonismo juvenil como incentivo a movimentos de transformação social;
- Compartilhar informações e experiências com as famílias em busca do fortalecimento de vínculos afetivos.



Metas

- Atender as crianças na educação infantil – creche e pré-escola;
- Oferecer atividades de complementação escolar a crianças e adolescentes;
- Acolher iniciativas e propostas da juventude e para a juventude;
- Oportunizar momentos de reflexão para os pais e responsáveis sobre o fortalecimento de vínculos afetivos.

Todos os anos, nossa instituição presta apoio à centenas de famílias habitantes do bairro Conjunto Paulo VI, e de bairros adjacentes.

Mas, nada disso seria possível sem o apoio de vocês, nossos voluntários.